As Principais etapas no agenciamento de cargas logísticas
Quem aqui já não trabalhou no setor de compras e buscava em vão entender sobre o agenciamento de cargas logísticas da empresa?
Vamos juntos entender tais processos? 🙋🏽♂️🙋🏽♀️
Para facilitar preparei uma maquete visual de cada etapa.
Inicialmente o agenciamento de carga é o processo de organização, coordenação e envio de mercadorias de um lugar para outro através das fronteiras internacionais e nacionais por meio de uma única ou múltiplas transportadoras.
O fluxo logístico é um conjunto de etapas que tem como principal objetivo aperfeiçoar processos na empresa. Com uma sequência adequada e movimentações ágeis de informações e mercadorias, é possível garantir uma experiência de qualidade para os clientes na venda, entrega e pós-venda.
Basicamente, esses fluxos logísticos são importantes porque possibilitam que os produtos comercializados pela empresa cheguem ao seu destino final o mais rápido possível. Para isso, eles são elaborados com base na rota de entrega, meios de transporte utilizados e locais de armazenamento.
Um exemplo de fluxo logístico é o processo que começa na venda de um produto em um e-commerce, passa pelas etapas de armazenamento, separação, embalo e envio, e termina na entrega do produto ao consumidor.
Desde a Revolução Industrial, em que o capitalismo se desenvolveu e o comércio mundial se expandiu, a logística teve que acompanhar o ritmo de crescimento do mercado. Afinal, as empresas precisam aumentar a circulação de seus produtos e buscar meios de expansão através do transporte terrestre, marítimo ou aéreo.
É fato que o envio da mercadoria ocorre via aérea, terrestre ou marítima.
A empresa responsável pela organização do embarque é conhecida como agente de carga ou despachante aduaneiro.
Neste contexto os despachantes gerenciam os riscos e benefícios do transporte marítimo tanto nacional quanto internacional, executando as tarefas necessárias, como negociações de taxas de frete, rastreamento de contêineres, documentação alfandegária e consolidação de frete.
Muito se discute sobre o crescimento do mercado global de agenciamento de carga e como este está sendo impulsionado, devido ao crescimento do comércio internacional, à expansão da indústria do comércio eletrônico globalmente e ao aumento dos acordos de livre comércio entre as nações.
No entanto, regulamentações rigorosas sobre emissões restringem o crescimento do mercado. Além disso, os avanços tecnológicos e a redução de custos e prazos de entrega reduzidos pela adoção do sistema multimodal são fatores que deverão oferecer oportunidades de crescimento durante o período de previsão.
No contexto atual o mercado de agenciamento de carga é segmentado com base em serviço, modo de transporte, modelo logístico, tipo de cliente, indústria de uso final e região.
📦Por serviço, é segmentado em transporte e armazenamento, embalagem e documentação e serviços de valor agregado.
📦Por meio de transporte, é classificado em agenciamento de carga aérea, agenciamento de carga marítima e agenciamento de carga terrestre (rodoviário e ferroviário).
📦Por indústria de uso final, ela é fragmentada em varejo e comércio eletrônico, manufatura, saúde, automotivo e outros.
📦Por região, o relatório é analisado na América do Norte, Europa, Ásia-Pacífico e LAMEA. *LAMEA significa “América Latina, Oriente Médio e África”.
Separei ainda 4 dicas para ter operações mais estratégicas
Após descobrir quais são as etapas do processo logístico, o seu próximo interesse é saber como tornar cada uma das atividades mais eficientes, certo? A resposta, neste caso, é mais simples: buscando soluções que visam uma operação mais estratégica para o seu negócio.
Abaixo, confira alguns exemplos.
1 – A gestão de recursos
Uma ótima ideia é considerar um planejamento que permita nutrir os recursos necessários para o processo logístico. Brevemente, considere a chance de contratar uma empresa especialista no transporte de mercadorias ao invés de ter dezenas de colaboradores focados nesse trabalho.
2 – O controle do estoque
O segundo insight é sobre a estocagem das mercadorias. É muito provável que todo gestor saiba da importância dessa. Mas, será que as suas decisões estão sendo estratégicas? Além da proteção dos itens, pense também no controle da disponibilidade, o que vai garantir que os clientes sejam atendidos.
3 – O controle das entregas
A maioria das reclamações dos clientes tem a ver com a demora na entrega dos produtos. Se a sua empresa cumpre os prazos, ou consegue antecipá-los, com certeza, está na frente da concorrência. A saída a gente viu acima: seguir todas as etapas do processo logístico, da escolha do fornecedor ao operador logístico internacional.
4 – O feedback do consumidor
Para que esse ciclo se mantenha, uma etapa final seria a de avaliar o feedback do consumidor. A partir disso é possível prever as novas demandas, entender os seus erros, acertar mais e estar atualizado sobre o comportamento do mercado. Seja realista com os comentários que receber e use a seu favor.
Gostou do artigo Agenciamento de cargas logísticas ? Então compartilhe para alcançar mais colegas de suprimentos.🚀
Não deixe de nos enviar o seu feedback sobre esta publicação, entrando em contato conosco. Acesse: www.2bsupply.com/contato