As 6 ferramentas de controle de qualidade – gráficos e tabelas
Gráficos e tabelas são as ferramentas básicas de controle estatístico. O objetivo da utilização de técnicas de controle estatístico é esclarecer a gravidade dos problemas e identificar suas causas. Embora os problemas não possam ser resolvidos apenas com gráficos e tabelas, eles certamente podem ajudar a rastrear suas causas. Por esse motivo, gráficos e tabelas são uma parte essencial do kit de ferramentas de resolução de problemas.
1 Gráfico de Barras
Um gráfico de barras é usado para comparar duas ou mais quantidades, representando-as como barras com a mesma largura e comprimentos proporcionais ao tamanho da quantidade. Os gráficos de barras podem ser verticais ou horizontais, embora os gráficos de barras verticais sejam mais comumente usados. Os gráficos de barras são classificados junto com os gráficos de linhas como a forma mais útil de gráfico ou gráfico e, na verdade, são usados com ainda mais frequência (consulte a Figura “Um gráfico de barras”).
2 Gráficos de pizza
Um gráfico de pizza é um gráfico no qual um conjunto de dados representado por um círculo é dividido em categorias, cada uma representada por um segmento do círculo, ou uma “fatia de pizza”, o tamanho de cada fatia corresponde à proporção dessa categoria. em relação ao todo. O principal objetivo de um gráfico de pizza é comparar os tamanhos das fatias.
Os gráficos de pizza são menos comumente conhecidos como gráficos circulares. Às vezes, um círculo concêntrico contendo dados diferentes é desenhado dentro do primeiro círculo, e o gráfico resultante é conhecido como ‘gráfico de rosca’ (veja a Figura “Gráficos de pizza”).
3 Gráficos de 3 linhas
Conforme mencionado anteriormente, os gráficos de linha mostram como uma quantidade muda, especialmente ao longo do tempo. Eles também são conhecidos como gráficos de funções, gráficos de linhas quebradas ou gráficos de séries temporais. Em contraste com os gráficos de barras, que se caracterizam pelo facto de compararem quantidades num ponto fixo no tempo, a principal característica dos gráficos de linhas é que fornecem uma visão intuitiva e global de como um fenómeno varia ao longo do tempo. Portanto, é importante enfatizar os pontos e não as linhas ao desenhá-los (ver Figura “Gráficos de linhas”).
4 Gráficos de barras compostas
Embora já tenhamos estabelecido que os três tipos básicos de gráficos são gráficos de barras, gráficos de pizza e gráficos de linhas, suas aplicações são muitas e variadas. Algumas das variedades mais comumente usadas incluem gráficos de barras compostos (também conhecidos como gráficos de barras empilhadas ou gráficos de tiras; consulte a Figura “Um gráfico de barras composto”), pictogramas, gráficos de área, gráficos de volume e gráficos de combinação.
5 Gráficos de radar
Um gráfico de radar é um gráfico usado para retratar o equilíbrio entre vários indicadores (em outras palavras, a distorção geral ou a relação dos valores individuais com a média) e as lacunas entre o real e o ideal (ver Figura “ Um gráfico de radar”). O gráfico possui um ponto central, a partir do qual irradiam uma série de raios, cada um correspondendo ao eixo de um determinado indicador, e o valor de cada indicador é mostrado traçando um ponto em seus raios a uma distância apropriada do centro. Os gráficos de radar são úteis para representar a consciência da qualidade, o desempenho do 5S, os resultados do treinamento e outros benefícios intangíveis.
6 Matrizes
Uma matriz é uma tabela na qual os fenômenos problemáticos e suas causas potenciais são organizados em linhas e colunas opostas. Um símbolo é inserido numa célula para indicar se a causa potencial associada a essa célula é relevante para o problema correspondente e, em caso afirmativo, até que ponto. Esta é uma forma muito eficaz de desencadear boas ideias para resolver problemas. A Figura “Matrizes” mostra uma matriz de QA (chamada de matriz L devido ao seu formato) na qual dois fatores – características de qualidade e processos – se opõem. Este tipo de matriz é muito utilizada na Manutenção da Qualidade. A figura também mostra uma matriz T contrastando três fatores – processos, fenômenos e causas.
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