A metodologia de strategic sourcing, desenvolvida para otimizar processos de compras por meio da análise de gastos e seleção criteriosa de fornecedores, tem se mostrado insuficiente diante das complexidades atuais do mercado.
A rápida evolução tecnológica, a globalização e a necessidade de respostas ágeis às mudanças demandam abordagens mais integradas e dinâmicas.
Nesse contexto, o procurement orchestration surge como uma evolução necessária, integrando dados e métricas essenciais para decisões mais informadas e eficazes.
Acompanhe o impacto e gerencie o desempenho
As organizações líderes investem recursos para manter suas transformações de dados no caminho certo e de maneira contundente abandonam metodologias de processos que não conseguem medir sua eficácia perante aos gestores.
Estas empresas estratégicas na busca por esta transformação normalmente, criam um escritório de transformação que monitora o progresso em relação ao roteiro inicial e acompanham rigorosamente a entrega do impacto, alertando quando as soluções são insuficientes.
Isto permite que o procurement recue e analise o que pode não estar a correr como planejado, permitindo a correção do rumo. A entrada da filosofia de Procurement Orquestration monitora a criação de valor e o número de usuários de cada produto de dados, revisando mensalmente com o CPO para garantir o progresso correto e desbloquear os bolsões de resistência desde o início.
Na mesma ideia, o impacto gerado nas categorias por cada produto de dados é rastreado e registrado nas torres de compras, para garantir total transparência sobre quais produtos de dados funcionam e podem ser dimensionados, versus quais estão paralisados e requerem suporte.
Empresas líderes estão interrompendo o desenvolvimento de novos processos que não estejam amparados por dados que necessitem muito trabalho manual para compilar seus avanços, para o qual a organização e a arquitetura técnica não estavam preparadas.
Num outro exemplo, um importante player de bens de consumo embalados treinado no desenvolvimento de capacidades digitais de design-to-value identificou desde o início que os parceiros de negócios tinham pouca propriedade das ideias de criação de valor que gerava. Recuando, adaptou a sua abordagem de P.O, trazendo o negócio para o centro da implementação da solução.
Da visão à transformação
Transformar a função de compras em uma organização orientada por dados e habilitada para IA é um processo de transformação que normalmente leva de seis a dezoito meses para fazer uma mudança radical.
E neste processos de transformação a metodologia de Strategics Sourcing deve ser abandonada se não estiver alinhada com a filosofia de Procurement Orquestration.
Toda transformação bem-sucedida requer visão, ambição e compromisso sustentado da liderança sênior.
Também depende do trabalho em equipe, do envolvimento e do entusiasmo de toda a organização. Qualquer CPO que embarque nessa jornada deve começar como pretende continuar: colaborando com as partes interessadas internas e externas, mas trazendo afirmações e presunções baseadas em dados.
Como primeiro passo, deve ser envolver as partes interessadas de toda a empresa para compreender o que necessitam de uma função de compras de alto desempenho e quais são os seus principais pontos problemáticos atualmente.
Isso ajudará o setor de compras a definir as prioridades corretas, permitindo-lhe identificar os produtos de dados que proporcionarão valor significativo rapidamente.
Os parceiros tecnológicos serão um segundo grupo chave de colaboradores. Eles incluem a função interna de TI da organização e fornecedores externos de plataformas de dados, tecnologias de IA e ferramentas analíticas.
Leia mais em: Como evoluir em procurement orquestration
Munido de uma imagem clara das necessidades do negócio e das soluções potenciais, o departamento de compras pode rever o seu roteiro tecnológico. Deve fazê-lo com dois objetivos em mente: implementação antecipada de soluções de IA e análise que criem valor, ao mesmo tempo que constrói as bases de uma plataforma de dados que irá satisfazer as necessidades de longo prazo da organização.
Ganhos rápidos nos primeiros casos de uso são essenciais para criar impulso para a transformação. Ao mostrar aos usuários finais e aos líderes empresariais o que os dados e as análises podem oferecer, eles ajudam a fomentar o entusiasmo e a impulsionar o envolvimento em toda a organização.
E, à medida que começam a implementar essas soluções de alta prioridade, os líderes de compras devem manter outro grupo de colaboradores em mente: as equipes de compras que traduzem insights baseados em dados em valor para o negócio.
O foco na adoção de tecnologias de IA desde o primeiro dia ajuda o setor de compras a criar soluções que funcionam melhor, escalam mais rapidamente e criam mais valor para a organização.
Embora o strategic sourcing tenha desempenhado um papel importante na gestão de compras, ele não atende mais às demandas complexas e dinâmicas do ambiente atual.
A integração de procurement orchestration, com ênfase em dados e métricas, é essencial para uma gestão de suprimentos eficaz e resiliente. Empresas que adotam essa abordagem estão mais preparadas para enfrentar desafios futuros e aproveitar oportunidades de mercado.
Leia mais em Procurement Orchestration
O procurement orchestration complementa as limitações do strategic sourcing ao trazer uma abordagem mais dinâmica, holística e orientada por dados, que supera os desafios das metodologias tradicionais. Aqui estão os elementos específicos que agregam valor ao processo:
1. Uso Intensivo de Dados e Análises Avançadas
- Insights em Tempo Real: O procurement orchestration utiliza ferramentas de análise que fornecem dados atualizados, permitindo decisões mais ágeis e precisas. No strategic sourcing tradicional, os dados geralmente são analisados apenas durante etapas específicas do processo.
- Predição e Antecipação de Demandas: Por meio de análises preditivas, é possível antecipar flutuações de mercado e ajustar estratégias, algo limitado no enfoque retrospectivo do strategic sourcing.
2. Gestão Contínua e Não Cíclica
- Enquanto o strategic sourcing opera em ciclos de revisão periódica, o procurement orchestration adota uma abordagem contínua, monitorando e ajustando a estratégia de suprimentos em tempo real.
3. Enfoque em Colaboração
- Integração com Stakeholders: Promove maior colaboração entre diferentes departamentos da empresa e parceiros externos, criando uma cadeia de suprimentos integrada. O strategic sourcing tradicional tende a ser mais isolado e focado na área de compras.
- Engajamento de Fornecedores: Vai além da seleção inicial de fornecedores, criando parcerias estratégicas de longo prazo e impulsionando a inovação.
4. Resiliência e Mitigação de Riscos
- O procurement orchestration permite identificar riscos potenciais de maneira mais eficaz, utilizando dados em tempo real para criar estratégias de mitigação. Isso reduz a vulnerabilidade a interrupções, algo que o strategic sourcing tradicional muitas vezes não contempla.
5. Flexibilidade Operacional
- Adaptação Rápida: Em mercados voláteis, o procurement orchestration ajusta rapidamente as estratégias com base em mudanças econômicas, sociais ou políticas. O strategic sourcing tradicional pode ser lento para reagir devido à sua rigidez processual.
- Customização: Permite adaptar estratégias de suprimentos às necessidades específicas da empresa, enquanto o strategic sourcing tende a seguir um modelo padronizado.
6. Foco em Resultados Ampliados
- Sustentabilidade e Inovação: A orquestração permite incorporar metas de sustentabilidade e inovação nas decisões de compras, indo além do foco em custo do strategic sourcing.
- Desempenho Global: Prioriza resultados que incluem qualidade, eficiência, impacto ambiental e impacto social.
Talento e habilidades
As equipes de compras se deixaram por muito tempo dentro de uma ilusão que somente a metodologia de Strategics sourcing iria leva-las a um patamar de competição com outras organizações. Esqueceram de um fator determinante, trazer dados consistentes para tais análise estratégicas criando grupos não qualificados em dados, análises e IA suficientes para apoiar suas ambições digitais.
E necessário destacar uma correlação direta entre o nível de avanço de uma organização e sua parcela de recursos analíticos disponíveis.
As melhores empresas do setor colocam 22% dos funcionários de compras em equipes de análise. Isto sugere que as empresas terão de investir e aumentar o número de perfis de dados disponíveis para escalar através da contratação externa de perfis com experiência em dados ou da requalificação das equipas existentes.
Outro ponto encoberto pela metodologia de Strategics sourcing passa pela comunicação e a formação que são itens fundamentais para o lançamento bem-sucedido de produtos de dados. Articular claramente como novos produtos de dados podem aumentar a eficiência, agilizar processos e melhorar a tomada de decisões motiva a adoção antecipada.
Esta comunicação precisa ser bidirecional, ouvindo ativamente os usuários, incorporando suas contribuições e atualizando recursos, ao mesmo tempo em que transmite uma narrativa clara de mudança dos CPOs e de suas equipes de liderança. Muito se reclama de processo mas pouco conseguem defender tais mudanças sem estarem baseados em dados concisos. Culpar o lead time de PO, ou os erros dos ERPs sem uma revisão de quantitativa se tornou apenas uma reclamação preguiçosa e sem um olhar para a mudança.
Além disso, do ponto de vista da análise de dados, existem vários fatores chave para gerenciar a cadeia de compras com sucesso. Especificamente, isso inclui estabelecer e monitorar KPIs alinhados aos OKRs para cumprimento de contratos, desempenho de serviços e qualidade de produtos dos fornecedores.
Além disso, o procurement Orquestration inclui a colaboração proativa com parceiros fornecedores estratégicos e a mitigação coletiva de riscos.
Esses elementos tornam o Procurement Orchestration indispensável para complementar e ampliar a eficácia do strategic sourcing, transformando a gestão de compras em um diferencial competitivo.