Supply Chain é um campo complexo e em constante evolução.
Por esse motivo, pode ser difícil compreender completamente as funções e os conjuntos de competências diferenciados para as diferentes subdisciplinas envolvidas na introdução de um produto no mercado. Isso pode causar confusão para candidatos que procuram novas funções e, ocasionalmente, para clientes que desejam contratar.
Aqui está um exemplo recente: um cliente acabou de nos abordar que estava contratando para uma função de gerenciamento de categoria. Este cliente postou a vaga por conta própria e recebeu diversas inscrições de candidatos que não possuem a formação adequada: são indivíduos que detêm o título de “Gerente de Categoria” em suas funções atuais, mas são na verdade, é melhor descrito como “Comprador” no que faz. É uma dor de cabeça para o cliente porque ele tem que explicar a muitos candidatos em cartas de rejeição por que eles não são adequados.
Dentro de Compras (que já é uma subcategoria da Cadeia de Suprimentos), há uma variedade muitas vezes desconcertante de cargos e qualificações. Muitas vezes há sobreposição em termos de cargos compartilhados, mesmo na ausência de responsabilidades compartilhadas.
Felizmente, os recrutadores da 2bsupply são especialistas na área que se orgulham de um profundo conhecimento da área à medida que ela cresce e muda. No interesse da clareza e da compreensão, elaboramos este guia prático para ajudar os candidatos e outras pessoas a compreender essas duas funções de Procurement: qual é a diferença entre um Comprador e um Gerente de Categoria? Quais habilidades são necessárias para cada um? e onde surge confusão ocasional?
Compradores: Definição: Um Comprador é um indivíduo encarregado de gerenciar o processo de compra de um(s) bem(s) ou serviço(s) para uma empresa. Isso inclui executar o pedido de compra com uma base de fornecedores definida. Por exemplo, se uma empresa decidir que precisa de 5.000 canetas de um determinado fornecedor, ela incumbirá um Comprador de executar a compra do início ao fim e fornecer a documentação do processo.
Uma maneira fácil de descrever isso é que o Comprador não tem a tarefa de descobrir o que comprar ou de quem comprar, mas sim como comprá-lo. (Embora um especialista em compras, um pouco mais experiente, possa ajudar a identificar novos fornecedores).
Habilidades necessárias para ser um comprador: atenção aos detalhes, fortes habilidades de atendimento ao cliente, habilidades analíticas e força com números. Os compradores não precisam necessariamente ter um forte conhecimento dos detalhes do que compram ou das necessidades comerciais subjacentes às suas atividades de compra.
Onde surge confusão: Muitas vezes, um comprador terá o cargo de “Gerente de Categoria”, mesmo que sua função seja puramente transacional. Isso pode ocorrer porque, em sua organização, eles têm a tarefa de adquirir uma determinada categoria de bens ou serviços para fins diretos (usados na produção) ou indiretos (usados na operação de negócios). Por exemplo, eles podem comprar acessórios de metal para uso na fabricação ou em serviços de manutenção. Mas, a menos que o indivíduo tenha experiência em gerenciar o processo e ajudar a determinar a visão estratégica da empresa para essa categoria, ele poderá ter problemas para se candidatar a cargos de gerente de categoria. Eles são compradores em responsabilidades, se não em títulos.
Gerentes de categoria: O complicado é que na verdade existem pelo menos dois tipos diferentes de gerentes de categoria, dependendo do setor: gerentes de categoria de varejo e gerentes de categoria indireta.
Gerentes de Categoria de Varejo: Um Gerente de Categoria de Varejo é um Profissional de Compras responsável por uma determinada categoria de mercadorias em um varejista (ou atacadista). Por exemplo, uma rede de supermercados pode ter um Gerente de Categoria responsável pela produção. Eles são responsáveis pela compra desses produtos dos fornecedores para venda nas prateleiras das lojas. No entanto, o que separa esses indivíduos dos Compradores é que os Gerentes de Categoria de Varejo geralmente têm um componente de vendas e marketing em seu trabalho. Precisam de ajudar a desenvolver a estratégia global de retalho para essa categoria de bens, analisando analiticamente as tendências actuais, a sazonalidade e outros factores – quase como um planeador da procura. Um gerente de categoria de varejo exige muita previsão para poder antecipar tendências futuras para uma categoria específica.
(Outra desvantagem: as empresas de bens de consumo também terão gerentes de categoria encarregados de vender produtos em uma determinada categoria para gerentes de categoria de varejo).
Definição de gerentes de categoria indireta: esta é a função para a qual o cliente mencionado acima estava contratando e também é a função mais comumente intitulada “Gerente de categoria”. Esta função é uma função de compras muito especializada em uma categoria específica, como TI, viagens ou serviços profissionais. Ao contrário da função de Comprador, o Gerente de Categoria é estratégico, supervisionando o processo de sourcing e Procurement. Eles estão gerenciando o relacionamento com os fornecedores da empresa para uma categoria específica. Frequentemente, eles precisam ter conhecimentos específicos em sua categoria (por exemplo, um gerente de categoria de TI pode ter experiência em TI) porque têm a tarefa de decidir o que comprar para ajudar a organização a atingir seus objetivos estratégicos – e ajudar a implementar essas compras. Seu trabalho também envolve interação com diversas partes interessadas internas.
Veja mais no artigo sobre Competências dos novos Compradores Estratégicos
Habilidades necessárias para ser um gerente de categoria indireta: Sourcing, experiência em RF(x), negociação de contratos, fortes habilidades de comunicação e construção de relacionamento, capacidade de gerenciar relacionamentos com fornecedores, compreensão de acordos de nível de serviço.
Onde surge confusão: Ocasionalmente, um gestor de categoria terá o cargo de “Comprador”, mesmo que a sua função tenha supervisão estratégica sobre o processo de Aquisições. Mas isso é muito menos comum do que o contrário.
A lição é: leia atentamente a descrição do cargo antes de se candidatar e não olhe apenas o título.
Você nem sempre pode presumir que um título será preciso porque (especialmente em uma grande organização), os gerentes de contratação geralmente precisam passar por um processo complexo para alterar um cargo publicado. A própria descrição conta toda a história como pode se ler no artigo da Vic.gov
Então aí está você. Encaminhe este artigo para qualquer pessoa da sua rede de compras, para ajudar todos a compreender as diferenças entre essas duas funções vitais de compras. Poste, compartilhe e vamos acabar com qualquer confusão de uma vez por todas!
Muito obrigado à equipe da @2bsupply recrutamento e seleção por contribuir com sua experiência para este artigo!