Saiba agora sobre a importância do feedback positivo e negativo na empresa
“Posso dar um feedback para você?”❌
Quando você faz essa pergunta a um funcionário, é provável que a frequência cardíaca e a pressão arterial dele aumentem, além de surgirem outros sinais de estresse.
Você provavelmente reparou essa dinâmica em conversas de feedback que não correram tão bem quanto esperava.
Por definição empresarial o feedback consiste no provimento de informação a uma pessoa sobre o desempenho, conduta ou ação executada por esta, com o propósito de reorientar ou estimular comportamentos adequados na execução da atividade profissional.
A importância do feedback como ferramenta motivacional, pode e deve identificar o perfil do colaborador no ambiente organizacional, através da avaliação de desempenho e antever se há interferência no relacionamento das pessoas no cotidiano da empresa.
O feedback como ferramenta motivacional tem sido de fundamental importância para alinhar o indivíduo aos interesses organizacionais e, percebemos, que sem comunicação os resultados sobre determinada análise de desempenho pode acarretar insatisfação e comprometer o ambiente de trabalho. O retorno que o feedback pode proporcionar tanto para os líderes como para seus colaboradores auxilia na produção de resultados da empresa. Através dessa ferramenta, os líderes podem conseguir informações importantes sobre seus colaboradores e, com essas informações, passam a conhecê-los melhor, consequentemente, descobrem como estimular cada um.
Na percepção dos colaboradores, o feedback é de grande valia porque possibilita o diálogo entre o grupo e auxilia na execução das atividades.
ARAUJO, Maria Eduarda Souza [1], ROTHSTEIN, June
Algumas pessoas reagem com justificativas, ficam na defensiva ou até mesmo são hostis, enquanto outras evitam contato visual, cruzam os braços, ficam curvadas e, de modo geral, demonstram que prefeririam estar fazendo qualquer outra coisa que não fosse conversar com você.
Como não provocar uma reação desse tipo e oferecer um feedback que as pessoas consigam digerir e utilizar?
Como gestor, você sabe que é importante dar a seus funcionários o feedback de que precisam para se desenvolverem, mas às vezes é um desafio comunicá-lo de uma maneira que os motive a melhorar.
E a perspectiva de ter que lidar com uma reação emocional é o bastante para desencorajar qualquer um.
Não precisa ser assim.
Seja na hora de aplicar uma avaliação formal de desempenho ou de criticar um comportamento rotineiro, saiba que é possível transformar esses enfrentamentos estressantes em conversas produtivas.
Mas neste ponto o melhor é empregar a técnica.
O feedback é uma ferramenta vital para assegurar que seus funcionários estejam se desenvolvendo. É uma oportunidade para você compartilhar suas observações sobre o desempenho profissional deles e evocar uma mudança produtiva.
Sem esse retorno, eles não terão a menor ideia de como você os enxerga.
Se ficar adiando uma conversa difícil com seus funcionários de baixo rendimento, o desempenho deles (e, possivelmente, também o da equipe) despencará.
Para que haja crescimento e autoconhecimento o recurso do feedback deve ser utilizado conforme destacado por Moreira (2012, p. 8) que enfatiza essa afirmação explicando que não há desenvolvimento sem feedback. Para esse autor o feedback representa um espelho que reflete não apenas o que o observador de si mesmo vê, mas outros olhares, o espelho através de outros observadores.
Os mais comuns feedbacks empregados são:
1️⃣ feedback constante: ocorre em uma base regular. Ele pode ser dado
para cima (para seu chefe), para baixo (para seus subordinados) ou
horizontalmente na hierarquia organizacional (para outros gestores).
2️⃣ feedback formal: em geral transmitido durante avaliações de desempenho anuais ou semestrais, costuma se dar apenas entre você e seus subordinados diretos.
Hoffmann conclui sua definição ressaltando que a transformação da realidade avaliada advém de uma avaliação reflexiva. Trazendo para as organizações temos a definição de Reichel (2008, p.69) que define a avaliação como um verdadeiro instrumento da estrutura organizacional para o aumento de sua eficiência e eficácia.
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