As 5 Principais Habilidades que Todo Gerente de Compras Deve Ter
Qualquer pessoa que atue no universo das compras dirá que o trabalho é extremamente desafiador, mas também altamente recompensador. Os especialistas em compras lidam diariamente com fornecedores e, por isso, a função exige um alto nível de confiança e inteligência para navegar com sucesso pelo setor.
Para se tornar um gerente de compras bem-sucedido, é essencial conseguir lidar com múltiplas tarefas ao mesmo tempo, sem perder o foco na prioridade principal: obter os melhores suprimentos para a empresa. Essa é uma área crítica da organização que precisa ser executada com excelência para que todo o restante funcione corretamente.
Então, quais são as 5 principais habilidades que todo gerente de compras deve ter? Descubra abaixo!
Excelente Habilidade de Negociação
Excelente Habilidade de Comunicação
A primeira habilidade é, sem dúvida, a mais óbvia de todas: excelentes habilidades de negociação. Isso ocorre porque, ao trabalhar constantemente com fornecedores, encontrar um ponto de equilíbrio comum pode ser desafiador. Isso acontece porque você está tentando garantir o melhor negócio para sua empresa, enquanto o fornecedor busca obter mais lucro para beneficiar a empresa dele. Portanto, é necessário encontrar um equilíbrio para garantir que ambas as partes alcancem seus objetivos.
É aqui que todo profissional de compras precisa dominar as técnicas de negociação. O sucesso dos seus acordos dependerá diretamente da sua capacidade de negociar. Trata-se de um processo em que você e seu fornecedor precisam chegar a um acordo de interesse mútuo. No final das contas, a negociação não é apenas sobre números, mas também sobre construir um relacionamento baseado em confiança mútua.
Os objetivos dessas negociações geralmente resultam em uma ou mais das cinco condições essenciais: o serviço ou produto certo, pelo preço certo, no momento certo, no local certo e na quantidade certa. Um gerente de compras precisa saber negociar para encontrar um equilíbrio perfeito entre esses cinco fatores. Por exemplo, é importante entender que um produto entregue mais rapidamente terá um custo maior. Assim, a negociação é o que permite ajustar esses fatores para que, no final do dia, você alcance a visão estratégica que tem para as compras da empresa.
Habilidade para gestão de Pessoas
A próxima habilidade é comunicação. Ela vem logo após a negociação, pois para ser um gerente de compras eficiente, capaz de expandir o futuro das aquisições da empresa, é essencial saber expressar com clareza o que deseja e precisa dos fornecedores. O setor de compras está constantemente entre diversos níveis de fornecedores, desde stakeholders, gerentes e até Chief Procurement Officers (CPOs) de outras empresas. Isso não deve intimidá-lo; pelo contrário, exige que você tenha fortes habilidades de comunicação.
Como um profissional de compras, você precisa ser capaz de se expressar com clareza, tanto verbalmente quanto por escrito. A comunicação é uma das chaves para o sucesso da cadeia de suprimentos, e isso faz todo sentido! A capacidade de se comunicar corretamente com um fornecedor garante que ele compreenda exatamente suas necessidades e expectativas, tornando o processo mais eficiente e produtivo. Isso também aumenta as chances de fechar um acordo vantajoso para ambas as partes.
Habilidades para gestão de pessoas
Tempo é dinheiro: esta é uma frase que todo gerente de compras deve ter sempre em mente. Nos negócios, tudo custa dinheiro. Isso significa que quanto mais tempo você desperdiça, mais dinheiro está sendo perdido — e isso não é bom nem para a sua estratégia de compras nem para o futuro da empresa.
Tomar decisões no momento certo pode gerar economias reais e permitir que a empresa economize milhares de reais no processo. Você precisa ser capaz de lidar com prazos urgentes e ainda assim alcançar os melhores resultados. O mundo dos negócios se move em alta velocidade e, se você não conseguir acompanhar, estará prejudicando sua empresa. Imagine que você tenha um prazo apertado que exige uma ação imediata, mas demora uma semana para começar a buscar fornecedores. Sua empresa perderá essa semana crucial para produzir o que precisava e, consequentemente, perderá dinheiro!
Ser um grande gerente de compras significa suportar alta pressão, trabalhar dentro de prazos rigorosos e garantir que sua equipe de compras obtenha tudo o que precisa para garantir o sucesso da empresa.
Integridade
Apesar de estar sempre ocupado e lidando com diversas contas ao mesmo tempo, um gerente de compras de sucesso, que deseja impactar o futuro da área, precisa ter integridade.
A integridade é essencial em quase todas as profissões. Significa cumprir o que promete, ser coerente com suas palavras e ações e manter seus compromissos. Ter integridade permite construir uma boa reputação, algo fundamental para ganhar o respeito dos colegas e parceiros de negócios. Ninguém quer trabalhar com alguém que não é confiável ou que usa meios inadequados para alcançar seus objetivos. Uma boa reputação facilita as negociações, pois quando sua palavra é reconhecida como verdadeira, fechar acordos se torna muito mais simples, como a mckinsey demonstra em seu artigo intitulado” Definir as competências que os cidadãos necessitarão no futuro mundo do trabalho”
Além disso, a integridade transmite uma sensação de confiabilidade, tornando você ainda mais valioso para a empresa. Isso acontece porque a organização sabe que pode contar com você para tomar as decisões corretas e garantir que seus projetos sejam entregues dentro do prazo estabelecido.
Atitude positiva
Uma atitude positiva e proativa é a última habilidade que consideramos essencial para que um gerente de compras tenha sucesso na gestão de suprimentos. Essa habilidade não pode ser ensinada ou comprada – ela precisa vir de dentro, de alguém que realmente ama o que faz.
É fundamental ser proativo, gostar de participar de reuniões e estar disposto a se envolver diretamente nos desafios do dia a dia. Além disso, é essencial enfrentar os problemas com uma mentalidade positiva, pois essa é a única maneira de alcançar o sucesso na área de compras.
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