Alguns aspectos que devem ser considerados ao fazer o Spend Analysis da sua área de compras.
Gostaria de adicionar alguns pensamentos/contribuições (dentre muitos possíveis) a uma postagem interessante do site da 2BSUPPLY sobre este tema. Todos os métodos que ele menciona são ótimos métodos, eles poderiam ser reunidos com algumas dicas para uma avaliação abrangente.
🔷 Ferramentas de Comparação de Contratos
Em uma avaliação geral, podemos dar menos peso à “análise de preços pagos anteriormente” do que à “análise da concorrência” (claro, com as mesmas atividades e volumes). Com um contrato anterior (talvez duração de n anos), o “mundo” pode ter mudado e alguns preços podem estar mais baixos agora (por exemplo, estabilização de materiais antes inovadores), enquanto outros podem estar mais altos (por exemplo, para dinâmica de mercado).
🔷 O que vamos fazer desta vez
Ao comparar preços, também devemos considerar o que estamos realmente pedindo ao mercado (e o que os vários fornecedores estão realmente oferecendo). Por exemplo, os produtos que estamos pedindo com o novo contrato podem ser diferentes (por exemplo, novos/mais avançados) dos anteriores. O mesmo com serviços, entre os vários fornecedores, eles podem ter o mesmo nome, mas conteúdo diferente ou menos/mais avançado e, claro, preços diferentes.
🔷 Pessoas, Meio Ambiente, Ética, Responsabilidades Sociais
Outro aspecto é a crescente atenção que devemos dar a aspectos como sustentabilidade, ética, direitos humanos, meio ambiente, etc. Nossas estratégias sobre esses assuntos importantes e leis e regulamentos em evolução podem ter impactos na seleção de fornecedores, no escolha de produtos/materiais, na organização e responsabilidades dos fornecedores, etc. … e, claro, também nos preços, especialmente comparando preços de diferentes “níveis” de fornecedores ou de “mundos” com diferentes níveis de atenção e sensibilidade sobre esses assuntos.
🔷 Cibe segurança … estão todas interconectadas
Hoje, todos os nossos dados “viajam” em formato eletrônico, até mesmo as próprias palavras deste post que você está lendo agora. A crescente atenção à segurança cibernética não é apenas uma questão dos dados reservados da nossa empresa, é sobre nossas informações pessoais privadas, o BOM/projetos dos nossos produtos, nossa base de fornecedores e os relacionamentos técnicos e econômicos que eles têm conosco, etc. Os fornecedores devem cumprir (pelo menos) 3 tipos de regras e restrições: 1) as nossas (por exemplo, definidas pela nossa função interna de segurança cibernética, também em relação ao escopo do contrato), 2) melhores práticas, certificações e padrões internacionais; 3) leis e regulamentos, tanto internacionais quanto locais. Diferentes níveis de conformidade com essas atividades (antes adicionais e agora essenciais) podem ter impactos nos preços e em sua interpretação e comparação.
A análise de preço pode ser considerada um estágio de avaliação de propostas, dependendo das disposições de uma estrutura legal e regulatória. Neste artigo você pode encontrar um outro conteúdo sobre Spend Analysis
É uma avaliação do preço avaliado de uma proposta responsiva para verificar se não é excessivamente alto nem excessivamente baixo, mas justo o suficiente para a entidade contratante e o fornecedor.
Diferença Entre Análise de Preço e de Razoabilidade de Custo
A análise de custo e preço, embora feita para atingir o princípio de valor pelo dinheiro, são conceitos diferentes. A análise de custos é um exame minucioso do custo de produção de um item para garantir sua razoabilidade, enquanto a análise de preços é uma comparação do preço oferecido para garantir que seja comercialmente justo.
O documento em anexo contém cinco métodos de análise do Preço Cotado pelo fornecedor:
1️⃣ Análise da Concorrência: Comparação de cotações de vários fornecedores para avaliar se um preço está de acordo com as taxas de mercado.
2️⃣ Análise de Preços Pagos Anteriormente: Exame de preços históricos para itens iguais ou semelhantes para identificar quaisquer aumentos de preços injustificados.
3️⃣ Comparação de Preços de Contratos do Setor Público: Referência a preços de contratos governamentais disponíveis publicamente como referência para razoabilidade.
4️⃣ Índice de Preços: Comparação do preço cotado com índices de preços relevantes do setor para avaliar seu alinhamento com tendências de mercado.
5️⃣ Análise de Preço Unitário (UPA): Decomposição de cotações complexas em preços unitários e comparação com padrões do setor ou dados históricos.
Por que o modelo de custo não está incluído aqui?
Uma análise de “custo deveria” é uma ferramenta de modelagem de custo interna. O modelo de “custo deveria” leva em consideração fatores como material, mão de obra e custos indiretos, bem como margens de lucro para estabelecer o preço estimado de produtos ou serviços.
O propósito desta ferramenta é diferente. Na verdade, esta análise coloca o consumidor ou comprador no papel do fabricante. Isso será abordado em postagens futuras.
Acesse o canal do YouTube da 2BSUPPLY e assista mais conteúdos sobre suprimentos. Acesse o Link➡️