O que é um layout de armazém de comércio eletrônico e por que você precisa de um?
Um layout de armazém de comércio eletrônico é o design físico de um centro de atendimento de comércio eletrônico. É aqui que é feito o armazenamento todo do estoque, embalagem e envio dos pedidos.
É importante ter um layout bem pensado para ajudar a otimizar o espaço e a eficiência.
Neste artigo preparado pelo time da 2BSUPPLY daremos dicas sobre como projetar um centro de distribuição que atenda às necessidades do negócio de comércio eletrônico.
3 considerações principais para o seu armazém de comércio eletrônico
Ao projetar um layout de armazém de comércio eletrônico, o objetivo principal deve ser maximizar a eficiência. Isso ajuda a minimizar o desperdício de tempo e, portanto, reduz custos. Para fazer isso, existem 3 componentes principais do armazém que deve-se ter em mente:
Requisitos de ritmo
Como uma empresa que vende produtos online, existe a necessidade de dedicar alta prioridade ao espaço de armazenamento e à facilidade com que os funcionários podem acessar esse espaço de armazenamento. Como o processo principal é coletar, embalar e enviar, o design ideal do layout do armazém deve priorizar isso.
Determine o espaço total utilizável
Antes de determinar a quantidade de espaço necessária, existe a necessidade de saber qual a quantidades de produtos que este espaço irá armazenar. O gestor precisará pensar em termos de volume cúbico aqui, não em metragem quadrada. Isso ocorre porque a altura do design do armazém afeta muito mais o espaço total do que o comprimento e a largura totais.
Determine os requisitos de espaço de armazenamento no layout de armazém
Ao decidir quanto espaço é necessário para armazenar produtos de comércio eletrônico, algumas perguntas serão necessárias:
Quantos SKUs habitarão o armazém?
A primeira coisa que precisa ser pensada é o número total de diferentes tipos de itens envolvidos no processo de atendimento de pedidos.
Que tipos de produtos estão sendo vendidos?
Esta pergunta determinará o tamanho e a embalagem dos produtos que está armazenando.
Qual é a taxa de ciclo para cada SKU?
Depois de ter as informações básicas do produto, será necessário saber qual é a taxa média de ciclo de cada produto. Isso ajudará a entender quanto de cada SKU o gestor terá em mãos, em média.
Como será feita a armazenagem dos produtos?
Existem várias maneiras de armazenar produtos em um armazém. Isso inclui o armazenamento por paletes básicos, caixas, ou até mesmo por itens individuais. Dependendo de como for feiro a armazenagem, podem ser necessárias várias configurações de rack aumentando ou diminuindo a capacidade total do seu armazenamento.
Quanto de espaço o armazém precisará para o armazenamento?
A largura dos corredores desempenha um papel importante na capacidade dos armazéns de comércio eletrônico. Muitos armazéns empregam uma solução de armazenamento de alta densidade que permite várias fileiras de racks com tamanhos mínimos de corredor. No entanto, isso pode limitar o tipo de equipamento de manuseio de materiais compatível com o layout do seu armazém. Eles também podem reduzir a eficiência da velocidade de coleta de itens e movimentação no armazém.
Qual será o fluxo de tráfego?
O fluxo de tráfego em um armazém é fundamental para empresas de comércio eletrônico porque ajuda a garantir que os funcionários possam se movimentar de forma rápida e eficiente, tornando o atendimento de pedidos o mais eficiente possível. Além disso, ter um plano de fluxo de tráfego bem elaborado pode ajudar a reduzir acidentes e lesões devido a congestionamentos ou superlotação no armazém.
Como projetar caminhos e passarelas?
Ao criar caminhos e passagens designadas, o projeto terá uma compreensão clara de como as pessoas devem se movimentar no armazém. Além disso, é importante criar múltiplas faixas se houver mais de um sentido de tráfego.
Como escolher o método de coleta?
Existem quatro tipos principais de métodos de seleção. Estas são a separação de peças (também separação de caixas), separação de lotes, separação de zonas e separação de ondas. Cada um deles tem benefícios diferente do outro. Como proprietário de uma empresa ou gerente de armazém, será necessário decidir qual é o certo.
O tipo de método de separação escolhido depende quase completamente de três fatores principais:
- O tipo de itens
- O número total de itens diferentes
- O número de pedidos em sua empresa
À medida que o número total de SKUs diferentes cresce, aumenta também a necessidade de encontrá-los rapidamente. À medida que o número total de pedidos cresce, aumenta também a necessidade de maior eficiência no processo de coleta e embalagem.
Otimizar caminhos de seleção
Os centros de distribuição de comércio eletrônico estão sob pressão constante para otimizar os caminhos de seleção e reduzir o tempo necessário para selecionar um pedido. Um dos primeiros passos para otimizar os caminhos de separação dos trabalhadores do armazém é escolher um método de separação (conforme descrito acima). Isso permite que se tenha uma metodologia rigorosa centrada em suas necessidades específicas, reduzindo congestionamentos e tempos de inatividade.
Uma maneira de fazer isso é estudar a demanda do produto e organizá-lo de forma que permita uma coleta rápida e fácil. Outra maneira de otimizar os caminhos de separação é usar tecnologia como software de gerenciamento de armazém (WMS), que cria rotas de separação inteligentes com base em dados de inventário em tempo real.
Integre um Sistema de Gestão de Armazém (WMS)
A obtenção de um sistema de gerenciamento de armazém (WMS) é vital para praticamente qualquer tipo de negócio de comércio eletrônico que se envolva em atividades de coleta, embalagem e envio.
Um WMS é um sistema de software que rastreia digitalmente o estoque, gerencia pedidos e agiliza a movimentação de materiais dentro do armazém. Um WMS gerenciará até mesmo quais selecionadores serão enviados e automatizará seus caminhos para obter o máximo de eficiência. Ao integrar um WMS dentro do ERP existente, as empresas podem reduzir custos operacionais, melhorar os tempos de produção e melhorar a precisão.
Localização do produto
A localização dos produtos em um armazém de varejo on-line é extremamente importante porque pode ter um impacto significativo na velocidade e na eficiência dos processos de atendimento. A organização adequada de um layout de armazém de comércio eletrônico permite que as equipes de operações de comércio eletrônico encontrem os produtos certos rapidamente, ao mesmo tempo que minimizam a quantidade de tempo que gastam andando pelas instalações em busca de itens.
Método de seleção ditam os locais de armazenamento
O processo de atendimento do comércio eletrônico depende muito da estratégia (método) de separação para localizar o produto no armazém. A estratégia de separação pode impactar significativamente a eficiência com que um centro de distribuição é organizado e gerenciado.
Por exemplo, se uma empresa de comércio eletrônico usa um sistema de separação de pedidos por zona, ela pode organizar seu layout com tipos de produtos semelhantes em cada zona. Cada zona é então relegada a um único ou grupo de catadores que escolhem apenas naquela zona. Pode até ser apenas um único SKU para aquela zona. Independentemente disso, isso afeta onde será colocado os produtos no armazém.
Itens semelhantes ou populares próximos uns dos outros
Ao organizar o layout de um armazém de comércio eletrônico, é importante manter itens semelhantes agrupados. Ou itens que muitas vezes são comprados juntos. Isso torna mais fácil para os selecionadores encontrarem rapidamente os itens certos. Não só isso, mas colocar itens semelhantes ou de grandes saídas próximos uns dos outros reduz o tempo de caminhada e possivelmente a exaustão dos trabalhadores.
Não apenas “configure e esqueça”
Depois que um layout de armazém de comércio eletrônico for estabelecido e devidamente organizado, as equipes de comércio eletrônico devem revisá-lo e otimizá-lo regularmente. Coisas como mudanças sazonais no estoque ou alterações no processo de atendimento podem impactar significativamente a forma como as tarefas são concluídas e devem ser levadas em consideração ao fazer alterações.
Ao revisar regularmente todas as áreas, o time de almoxarifado irão garantir a melhor eficiência possível para cada minuto e metro quadrado do seu armazém.
Considerações finais sobre o layout do armazém de comércio eletrônico
Seguir os três princípios básicos deste guia o ajudará a ganhar eficiência em seu almoxarifado de varejo online. Talvez a consideração mais importante, entretanto, seja permanecer flexível e não ter medo de reavaliar seu layout à medida que os requisitos mudam.
É importante lembrar que um armazém bem-organizado não é uma situação do tipo “configure e esqueça”. Os armazéns devem ser revisados e otimizados regularmente para levar em conta mudanças na demanda de produtos, mudanças sazonais e avanços tecnológicos.
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