De todas as métricas associadas às cadeias de suprimentos, OTIF — pontualidade e entrega completa, é a medida definitiva de desempenho.
“OTIF é uma métrica que está diretamente ligada à confiança nas parcerias da cadeia de suprimentos e, o mais importante de tudo, à satisfação do cliente.”
Vamos dar uma olhada mais de perto no OTIF, o que é, o que mede e como é calculado.
Isso nem sempre é fácil, porque fabricantes e varejistas geralmente não conseguem concordar com uma fórmula padrão.
Analisaremos o papel cada vez mais importante que os dados em tempo real e a tecnologia de visibilidade de ponta a ponta estão desempenhando na melhoria não apenas do OTIF, mas também de outras métricas.
Afinal, independentemente de você ser um fabricante, expedidor, varejista ou transportadora, se você tiver visibilidade de dados limpos e padronizados capturados em tempo real por rastreadores de última geração, poderá medir a métrica. E se puder medir a métrica, poderá melhorá-la.
O que é OTIF, como calcular e como surgiu?
Simplificando, OTIF é uma métrica da cadeia de suprimentos que mede a capacidade de um fornecedor de cumprir suas promessas de entrega, o que significa que um cliente recebe exatamente o que foi pedido, na quantidade solicitada, no local correto e dentro do prazo acordado.
O Walmart criou o conceito de OTIF em 2017 para rastrear o desempenho do fornecedor, impulsionar melhorias na loja e aumentar a satisfação do cliente, um aceno adequado ao legado de seu fundador, Sam Walton, que disse uma vez: “Só existe um chefe. O cliente. E ele pode demitir todos na empresa, do presidente para baixo, simplesmente levando seus negócios para outro lugar.”
À primeira vista, parece que calcular OTIF é bastante simples:
- No prazo
- (Tempo de entrega) – (Tempo de entrega confirmado)
- Na íntegra
- (Casos que correspondem aos critérios) / (Número total de casos)
No entanto, não há uma definição padrão abrangente. Varejistas e fabricantes geralmente calculam OTIF de maneiras diferentes.
Como o OTIF é visto por varejistas e fabricantes
A falta de uma definição padrão de OTIF deixa fabricantes e varejistas em desacordo sobre como medir e aplicar a métrica. “Como cada varejista tem uma definição diferente, os fabricantes devem atender a uma variedade de padrões de entrega diferentes e acompanhar as mudanças de cada varejista em sua definição individual”
No prazo” significa na data solicitada pelo varejista ou na data prometida pelo fabricante?
Significa: dentro do intervalo de entrega específico alocado para a remessa ou a qualquer momento dentro de uma janela de tempo mais ampla e acordada? “Na íntegra” deve ser medido no nível de pedidos completos, itens de linha ou casos individuais?”
Qualquer desalinhamento entre varejistas e fabricantes geralmente deixa as transportadoras presas no meio, pois ambos os lados as pressionam para melhorar o desempenho com base em dados inconsistentes.
A McKinsey também aponta que os varejistas estão multando fornecedores por pedidos que não são confirmados com o OTIF, o que significa que eles perdem a janela de entrega (atrasados ou muito cedo) ou estão incompletos. Analistas da McKinsey estimam que essas penalidades podem exceder US$ 5 bilhões anualmente somente no espaço de bens de consumo embalados.
Usando OTIF para medir o desempenho
OTIF é a capacidade de uma transportadora de entregar remessas no prazo têm um peso significativo quando os varejistas estão avaliando parceiros em potencial.
Talvez a transportadora não esteja permitindo tempo suficiente para o trânsito ou, ao atribuir cargas, esteja escolhendo motoristas que não têm as horas certas de serviço. No entanto, o uso de OTIF como uma medida se estende muito além do desempenho da transportadora.
O fato é que as falhas de OTIF podem ser atribuídas a vários fatores, incluindo processos de fabricação e práticas de gerenciamento ruins, práticas de armazenagem abaixo do padrão ou falta de planejamento por um ou mais de seus parceiros da cadeia de suprimentos. Portanto, embora o OTIF ocupe o centro do palco quando se trata de fazer ou perder níveis de serviço para entregas finais, as partes interessadas podem usar o OTIF para investigar outras áreas da cadeia de suprimentos.🚀
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O que é um bom benchmark OTIF?
Idealmente, as empresas buscariam 100% de conformidade com o OTIF. No entanto, como vivemos e trabalhamos em um mundo onde a disrupção é desenfreada e muitos fatores ambientais estão bem além do nosso controle, uma pontuação de referência sólida está em algum lugar na faixa de 80% ou 90%, . À medida que essa métrica continua a se desenvolver, a referência continuará a aumentar.
Como melhorar o OTIF com melhor visibilidade e métricas
Dados padronizados e limpos sobre localização em tempo real e ETAs que são agregados e disponibilizados por meio de um único painel de verdade que é facilmente acessível por todas as partes interessadas os ajudarão a identificar possíveis atrasos.
Eles podem então tomar medidas para mitigá-los, incluindo o envio de uma remessa de substituição que chegaria no prazo. A visibilidade e os dados em tempo real também ajudarão os varejistas a evitar rupturas de estoque e ajudarão os fabricantes e provedores de serviços de logística a otimizar o desempenho do depósito e do centro de distribuição, eliminando a lentidão do processo de atualizações de status por telefone e e-mail.
- Maior visibilidade também facilitará o gerenciamento de desempenho conjunto por fabricantes, varejistas e, sim, até mesmo transportadoras.💵
- Trabalhar juntos para identificar causas raiz e ações corretivas, e concordar com benchmarks aceitáveis facilitará comparações precisas em todo o setor. 💷
Conclusão:
OTIF não é apenas sobre obter o produto certo na hora certa. É também sobre construir relacionamentos fortes com parceiros comerciais.🙋🏾♂️🙋🏾♀️
Embora agora você saiba quase tudo, é importante observar que OTIF não é um KPI que você define e esquece. Em vez disso, ele requer monitoramento contínuo e enfrentamento de desafios de frente, seja complexidade da cadeia de suprimentos, problemas de colaboração ou limitações de ERP.
De fato, manter um alto desempenho de OTIF pode parecer estar em uma corda bamba. Mas, como vimos, os benefícios, economia de custos, fidelidade do cliente e posicionamento de mercado aprimorado, são realmente recompensadores.
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