Como desenvolver a escuta ativa na área de compras

Aprenda a ter escuta ativa na área de suprimentos!

2 de abril de 2024

Autor:

Alexandre do Valle Faria

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Uma das grandes habilidades do profissional de suprimentos de sucesso é a comunicação oral.

“Através do diálogo, nós, seres humanos, somos capazes de falar e transmitir informações, mas também de adquirir novos conhecimentos. Parece simples, mas grande parte das pessoas não consegue estabelecer um diálogo eficaz, pois muito do que é ouvido, não é de fato assimilado e interpretado pelo ouvinte, seja por falta de concentração, excesso de dados, entre outros fatores, que lhes impedem de estabelecer uma conexão verdadeira com aquele que fala”.

Como tudo todas as negociações durante um processo de compras acontece em um velocidade que muitas vezes que nós compradores não conseguimos acompanhar e isso tem sido cada vez mais complicado nos desligarmos de todos estes estímulos e ouvirmos na essência nossos clientes internos e externos, ou seja, prestarmos atenção no que nos está sendo dito, para que assim possamos interagir de forma real, seja em um simples bate-papo com um amigo ou em uma reunião de entrega de projeto.

Diante disso, para que consigamos mudar este cenário, eu trago alguns ensinamentos que ao longo da minha carreira de mais de 25 anos eu aprendi !

O que é escuta ativa?

A escuta ativa tornou-se uma técnica muito importante no que diz respeito ao estabelecimento de um diálogo eficiente entre interlocutor e ouvinte. A ferramenta consiste em uma pessoa transmitindo a mensagem e a outra ouvindo, compreendendo e interpretando com atenção as informações fornecidas, seja de forma verbal ou não verbal.

É importante evidenciar que praticar a escuta ativa não quer dizer que o ouvinte deve receber inúmeras informações passivamente, mas sim, que ele deve demonstrar interesse genuíno pela fala do interlocutor e assim, estabelecer um vínculo com o mesmo.

No ambiente corporativo, são inúmeras as situações em que a escuta ativa pode ser implementada: em uma reunião, ao ouvir um feedback, em uma instrução para a execução de uma tarefa, entre outras ocasiões. Tais momentos são oportunidades para escutar e adquirir informações e conhecimentos abundantes.

“Para o gestor de compras, ainda é uma oportunidade para melhorar o relacionamento e o desempenho da sua equipe, esclarecer dúvidas dos colaboradores, além de minimizar os conflitos presentes na rotina da empresa”.

Trata-se de uma ferramenta na qual realmente e verdadeiramente vale a pena investir, pois assim haverá uma melhora significativa nas relações interpessoais estabelecidas na organização, bem como no alcance de seus resultados extraordinários.

Dicas para desenvolver a escuta ativa 

Após conhecermos e entendermos um pouco mais sobre esta poderosa ferramenta, que contribui para o estabelecimento de relações humanas reais, compartilho com você algumas dicas, que você pode colocar em prática, não só no ambiente de trabalho, mas também fora dele.

Evite distrações

O primeiro passo para colocar em prática a escuta ativa é evitar as distrações e interrupções durante o diálogo, como celular, e-mails, telefonemas, conversas paralelas, etc. Por mais que ainda achemos que não, tudo isso têm exercido uma grande influência sobre a forma como interagimos com as pessoas e com o mundo ao nosso redor. Sendo assim, é importante entender como esta interferência acontece e não nos deixarmos dominar por completo por ela.

Se você é daqueles que têm dificuldade de não reagir aos estímulos externos, o que você pode fazer é contar com aplicativos que ajudam a manter a concentração e o foco em quaisquer tipos de atividades que você esteja realizando, seja um trabalho importante, ou uma conversa com o seu chefe.

Treine a sua mente

Outro ponto sobre o qual temos dificuldade de controlar são os nossos pensamentos. Em nossa mente, tudo acontece de forma tão acelerada, que muitas vezes estamos e uma diálogo com alguém, mas com a cabeça a milhares e milhares de distância.

“Neste sentido, um passo importante que devemos tomar para desenvolver a escuta ativa é treinar a nossa mente, ou seja, todas as vezes que estivemos em uma conversa com alguém e percebermos que nossos pensamentos estão se desprendendo do diálogo, devemos deixar esses pensamentos de lado e voltar novamente a nossa atenção para a pessoa que está diante de nós e para o que ela está nos dizendo”. 

Assim, com o passar do tempo, nossa mente já estará suficientemente treinada e conseguiremos escutar melhor e cada vez mais ativamente o que nosso interlocutor está nos transmitindo.

Interesse-se genuinamente

Seguindo adiante com as dicas poderosas para desenvolver a escuta ativa no ambiente de trabalho, outro passo importante que você pode dar nesta direção é procurar interessar-se genuinamente pelo o que seu interlocutor tem a dizer. Busque deixá-lo à vontade, reaja à história contada, através da linguagem não verbal e sempre faça contato visual. Dessa forma, ele conseguirá se expressar corretamente e passará a mensagem desejada a você.

Procure ouvir na essência

Ouvir na essência quer dizer prestar real atenção no que está sendo dito e também no que não está. É estar atento ao que o interlocutor fala, até mesmo com o corpo, para que assim seja possível entender o que ele quer dizer com profundidade.

Diante disso, o que você deve fazer é ouvir na essência para manter o foco, já que a escuta ativa diz respeito a interpretar a linguagem verbal e não verbal do interlocutor. Neste sentido, é importante que você trabalhe para compreender de forma eficaz aquilo que a pessoa está dizendo e transmitindo.

Suspenda todo e qualquer tipo de julgamento

Quando estiver em uma conversa no trabalho, evite cair na tentação de julgar ou de tirar conclusões precipitadas a respeito do que está sendo dito naquele momento. Adote uma postura compreensiva e de alguém que está disposto a ajudar e encontrar as soluções ideais para resolver qualquer tipo de problema ou conflito que esteja acontecendo.

Fazendo isso, você perceberá que estará ganhando a confiança das pessoas e tenderá a melhorar ainda mais a sua habilidade de escutar ativamente seus interlocutores.

Pergunte

Uma forma de sabermos e demonstrarmos que realmente estamos ouvindo e prestando atenção no que nos está sendo dito é perguntando. Assim, quando estiver em um diálogo   faça perguntas para se certificar e certificar a outra pessoa de que a mensagem foi realmente e verdadeiramente assimilada corretamente, bem como para ter mais informações acerca do assunto.

“Ao praticar este exercício você estabelece uma interação genuína com aquele que está diante de você, o que permite que vocês desenvolvam um trabalho de excelência juntos”. 

Coloque a empatia em campo

Colocar-se no lugar do outro é uma das melhores formas que existem de nos conectarmos verdadeiramente com ele. Neste sentido, outra forma eficiente de desenvolver a escuta ativa é tendo empatia pelo próximo, procurando entender suas necessidades, motivações, expectativas, valores, para que assim seja possível que ambos se unam e contribuam com o trabalho um do outro no ambiente profissional.

Oferece feedbacks

Ao final de cada conversa que tiver, seja com um colega de trabalho ou mesmo com o seu chefe, a minha dica, para que você mesmo saiba se estava prestando atenção em tudo o que foi dito, é desenvolver o hábito de oferecer feedbacks sobre o assunto tratado, se houver espaço para tal.

No final do diálogo, forneça feedbacks ao interlocutor, mostre como as informações foram interpretadas e assimiladas, procure fazer críticas construtivas, bem como elogios, pois, dessa maneira, as chances de que todos tenham a oportunidade de realizar um trabalho verdadeiramente extraordinário na empresa é muito maior.

Quais os benefícios da escuta ativa para a comunicação interna?

Para o mercado de trabalho, praticar a escuta ativa traz inúmeros benefícios para a construção de uma equipe focada, unida e sem qualquer desentendimento entre ela. Com isso, o colaborador ou gestor precisa saber se comunicar, para que possam entender uma dúvida, escutar um aviso ou prestar a atenção na explicação que está sendo passada.

1. Evita o mal-entendido

Com todos escutando o que está sendo falado, a mensagem é passada corretamente e assim evita mal-entendido.

2. Cria mais confiança

A confiança é necessária para qualquer relação humana e dentro do mercado de trabalho não é diferente. Quando podemos opinar e todos o escutam de forma natural e fica visível que prestavam atenção na sua fala, dessa forma a relação se torna mais sincera e harmônica.

3. Garante que todos estejam alinhados com o assunto

Esse pode ser um dos tópicos mais importantes, pois melhorando a comunicação e praticando a escuta ativa, todos entendem o que o foi transmitido. Quando um assunto é colocado em pauta com todos prestando a atenção, isso faz com que o assunto seja absorvido e garante que todos estejam alinhados.

Como você da área de suprimentos pode desenvolver sua escuta ativa?

 

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