A previsão de demanda é um fator competitivo que ajuda no controle e sucesso da gestão.
Fazer a previsão de demanda na área de suprimentos é uma forma de otimizar a produção do negócio, com melhorias no preço, na logística e na organização dos estoques.
Neste artigo, explicaremos o que é e como fazer a previsão de demandas e como a tecnologia pode ajudar as indústrias a adotarem essa estratégia.
A previsão da demanda é importante para a cadeia de suprimentos porque ajuda a informar os principais processos operacionais, como planejamento de recursos de materiais baseados em demanda (DDMRP), logística de entrada, produção, planejamento financeiro e avaliação de risco.
A previsão de demanda futura é a base para todas as decisões estratégicas e de planejamento em uma cadeia de suprimentos.
As empresas, de uma maneira geral, direcionam suas atividades de acordo com o rumo que seu negócio andará. Esse rumo é determinado a partir de previsões, e a previsão da demanda talvez seja a mais importante delas, pois é a base do planejamento estratégico das áreas de produção, vendas e finanças de uma empresa, e permitem que os administradores planejem adequadamente suas ações.
Independentemente de o modelo de produção ser empurrado ou puxado a primeira medida a ser tomada é prever qual será a demanda dos clientes no futuro. Dessa forma, é possível utilizar a capacidade eficientemente, reduzindo o tempo de reação dos clientes, evitar perdas de vendas e diminuir os estoques.
O que é a previsão de demanda?
A previsão de demanda é uma parte importante do planejamento e da gestão de um negócio. Como o nome indica, refere-se à previsão sobre as demandas futuras dos produtos e serviços disponibilizados pela empresa.
Por meio dessa estimativa, é possível obter informações valiosas sobre o mercado, tanto aqueles em que a organização já opera, quanto aqueles em que deseja atuar futuramente.
A previsibilidade ajuda a entender a demanda de produção, impactando todo o planejamento, compra de insumos e até a contratação de novos funcionários. Também é uma base importante para desenvolver a expansão dos negócios.
Na área industrial, a previsão faz toda a diferença na cadeia produtiva, podendo ser a diferença entre o sucesso e o fracasso do negócio, juntamente a outros aspectos.
Quais as vantagens da previsão de demanda?
O planejamento que se norteia pela previsão de demanda industrial consegue um alto nível de assertividade. Isso porque permite desenvolver estratégias para diferentes cenários, além de garantir mais controle sobre a produção e a precificação.
Veja, abaixo, algumas das principais vantagens dessa prática.
Otimização do planejamento
Ao entender melhor a demanda por um determinado produto, a gestão consegue avaliar a necessidade de mão de obra acertadamente. Isso tem um impacto muito importante na produção.
Com as informações corretas, evitam-se problemas relacionados à superprodução, com sobra nos estoques, ou a sub produção, quando a demanda é maior que a capacidade produtiva.
Controle do orçamento
A precisão de demanda também garante controles financeiros mais eficazes. Afinal, desde o início é possível ter uma estimativa do quanto será necessário gastar com mão de obra, matéria-prima, equipamentos e outros recursos, sofrendo poucas variações ao longo da produção.
Aquisição inteligente de matérias-primas e insumos
Falando sobre os recursos utilizados, é possível fazer a aquisição dos insumos de forma inteligente e na medida certa, sem que sejam necessários novos pedidos no meio do processos e sem desperdícios.
Esse é um fator importante, pois além de ajudar a economizar nos investimentos, melhora a relação com os fornecedores e otimiza todo o processo de compras.
Aproveite para conhecer as principais tendências da cadeia de suprimentos.
Precificação eficiente
Com tudo isso, é possível melhorar a precificação dos produtos. Desde o início, os gestores conseguem entender todos os custos envolvidos na produção – o que é a base para colocar o preço adequado e obter a lucratividade desejada.
Quais são os métodos para previsão de demanda?
Você pode estar se perguntando como fazer a previsão de demandas. Antes de explicar o passo a passo, é importante ressaltar que existem dois métodos principais:
Pesquisa qualitativa
A pesquisa qualitativa se baseia em percepções. Para isso, avalia tendências de mercado, comportamento do consumidor e diferentes níveis de estudo para chegar a um resultado.
Neste modelo, obtém-se respostas que vão além de números. É uma forma de entender mais profundamente a psicologia de determinadas escolhas e avaliar como o comportamento x pode levar ao consumo de um determinado produto.
Costumam ser mais subjetivas e, por isso, devem levar em conta o cenário em que foi realizado, o perfil das pessoas entrevistadas, entre outros fatores. Além disso, costuma ser feita para um período menor de tempo.
Pode ser feita por meio de estudos de caso, analogia histórica, grupos focais, método Delphi (opiniões de especialistas), entre outros.
Pesquisa quantitativa
Já a pesquisa quantitativa é mais objetiva e rígida. Busca aspectos gerais e se baseiam em estatísticas do mercado como um todo, não apenas da empresa.
É a mais indicada para períodos mais longos e consegue prever estimativas com base em números históricos.
Pode ser feita por meio de projeção de tendência, decomposição, regressão simples ou múltipla, entre outras metodologias.
Tecnologia e previsão de demanda
Se preparar para o futuro, e na cadeia de suprimentos, tudo deve ser feito com base em dados. A ideia não é “adivinhar” o que pode acontecer, mas antever possíveis cenários com base em informações reais, especialmente se a metodologia utilizada for a quantitativa.
Nessas horas, a parte de coletar e organizar os dados não precisa ser laboriosa e burocrática: a tecnologia é capaz de melhorar a eficiência operacional da indústria no varejo, otimizando o processo de tomada de decisões.
Além da coleta, a tecnologia também pode apoiar as empresas na hora de processar previsão de demanda, utilizando para isso algoritmos e métodos estatísticos que vão pegar todas essas informações que mencionamos anteriormente e realizar o cálculo de acordo com cada contexto.
Como realizar uma previsão de demanda?
Agora que você já conhece os principais métodos de pesquisa, vamos aos passos para fazer a previsão de demandas na sua organização.
1. Defina os objetivos
O primeiro passo é definir um objetivo para realizar a previsão de demandas. Os mais comuns são aqueles relacionados à precificação; à eliminação de problemas com o estoque; à contratação de mão-de-obra; e até a análise de entrada em novos mercados.
2. Defina a duração da demanda
A partir da análise inicial, defina a média de tempo para a previsão da demanda. O estudo vai considerar um semestre? Um ano? Considere o período que faça mais sentido para o seu negócio.
3. Defina o método que será utilizado
Aqui é importante contar com profissionais especializados, que vão definir o método mais adequado para alcançar resultados que impactam positivamente a organização, ou mesmo a junção de duas ou mais metodologias.
4. Colete os dados necessários
Com todo o planejamento estruturado, chega o momento de coletar dados. Eles vão ser coletados de acordo com as metodologias definidas previamente e devem ser conduzidos a partir de indicadores que ajudem a empresa a chegar a um determinado ponto.
5. Analise os dados
Por fim, deve-se analisar criteriosamente os dados coletados para avaliar quais serão os recursos necessários dentro do período delimitado.
Como a tecnologia pode ser uma aliada?
A tecnologia é a espinha dorsal das estratégias de previsão de demandas. Isso porque já existem softwares que fazem a captura de dados em tempo real e geram relatórios completos, a partir de parâmetros definidos pela empresa.
Por meio de um sistema de gestão integrada é possível ter uma visão 360º do negócio e ter estimativas mais realistas, baseadas em dados concretos e com impacto em todas as áreas da organização.
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