Soft Skills ou Habilidades Interpessoais são traços de personalidade e comportamentos que ajudarão os candidatos a serem contratados e a terem sucesso em seu trabalho.
Ao contrário das habilidades técnicas ou “hard skills”, as soft skills são habilidades interpessoais e comportamentais que ajudam você a trabalhar bem com outras pessoas e a desenvolver sua carreira.
Neste artigo, daremos uma olhada nas habilidades sociais, como elas são diferentes das habilidades básicas e as melhores habilidades sociais para ser contratado e ter sucesso a longo prazo.
Habilidades interpessoais são seus atributos pessoais. Eles estão diretamente relacionados ao quão bem você pode trabalhar e interagir com outras pessoas.
Ao contrário das hard skills, as soft skills são mais difíceis de aprender, dada a sua natureza inata.
As habilidades interpessoais são aplicáveis em todos os setores e em qualquer profissão.
O que são habilidades sociais?
Habilidades interpessoais são habilidades relacionadas à maneira como você trabalha e interage com outras pessoas. As habilidades interpessoais comumente observadas incluem comunicação, trabalho em equipe e outras habilidades interpessoais. Os empregadores procuram candidatos com competências interpessoais, uma vez que estas competências são difíceis de ensinar e importantes para o sucesso a longo prazo. As soft skills são diferentes das hard skills, que são de natureza técnica e específicas do trabalho.
Exemplos de habilidades interpessoais essenciais
As soft skills incluem traços de personalidade inatos e habilidades que podem ser aprendidas. Os amplos tipos de habilidades interpessoais incluem comunicação, resolução de problemas, criatividade, adaptabilidade e ética de trabalho:
Comunicação
Habilidades de comunicação eficazes serão úteis durante o processo de entrevista e em sua carreira em geral. A capacidade de se comunicar bem envolve saber como você deve falar com outras pessoas em diferentes situações ou ambientes.
Por exemplo, ao trabalhar em um projeto, você pode precisar comunicar quando acredita que uma ideia ou processo é ineficaz. Encontrar uma maneira de discordar com tato e habilidade de outras pessoas em uma equipe sem criar conflito é uma habilidade importante que os empregadores valorizam.
Habilidades de comunicação relacionadas:
Escuta ativa
Confiança
Resolução de conflitos
Negociação
Falar em público
Escrita
Comunicação não verbal
Empatia
Solução de problemas
Os empregadores valorizam muito as pessoas que conseguem resolver problemas de forma rápida e eficaz. Isso pode envolver recorrer ao conhecimento do setor para resolver um problema imediatamente à medida que ele ocorre, ou reservar um tempo para pesquisar e consultar colegas para encontrar uma solução escalonável e de longo prazo.
Habilidades de resolução de problemas relacionadas:
Criatividade
Pesquisar
Gerenciamento de riscos
Trabalho em equipe
Pensamento crítico
Análise
Tomando uma decisão
Desenvoltura
Solução de problemas
Criatividade
A criatividade é uma habilidade ampla que incorpora muitos conjuntos de habilidades diferentes, incluindo outras habilidades sociais e técnicas. Funcionários com criatividade podem encontrar novas maneiras de executar tarefas, melhorar processos ou até mesmo desenvolver caminhos novos e estimulantes para o negócio explorar. A criatividade pode ser usada em qualquer função e em qualquer nível.
Habilidades de criatividade relacionadas:
Curiosidade
Aprendendo com os outros
Mente aberta
Assumindo riscos calculados
Inovação
Experimentação
Relacionado Adaptabilidade:
Com que facilidade você se adapta às mudanças? Se você trabalha em uma área voltada para a tecnologia ou em uma startup, a adaptabilidade é especialmente importante. Mudanças em processos, ferramentas e/ou clientes com quem você trabalha podem acontecer rapidamente. Os funcionários que são capazes de se adaptar a novas situações e formas de trabalhar são valiosos em muitos empregos e setores.
Habilidades de adaptabilidade relacionadas:
Consistência
Organização
Otimismo
Flexibilidade
Entusiasmo
Cooperação
Paciência
Mentalidade de crescimento
Ética de trabalho
Ética de trabalho é a capacidade de cumprir tarefas e deveres de maneira oportuna e de qualidade. Uma forte ética de trabalho ajudará a garantir que você desenvolva um relacionamento positivo com seu empregador e com os colegas, mesmo quando ainda estiver desenvolvendo habilidades técnicas em um novo emprego. Muitos empregadores preferem trabalhar com alguém que tenha uma forte ética de trabalho e esteja ansioso por aprender do que com um trabalhador qualificado que pareça desmotivado.
Habilidades de ética de trabalho relacionadas:
Atenção aos detalhes
Integridade
Persistência
Gerenciamento de tempo
Organização
Confiabilidade
Motivação
Perseverança
Orientado para resultados
Destacando suas habilidades interpessoais
Mostrar suas habilidades interpessoais pode ser útil ao procurar e se candidatar a empregos, em uma entrevista ou no trabalho diário. Se você está procurando trabalho, pode destacar suas habilidades interpessoais em seu currículo e em sua carta de apresentação.
Habilidades interpessoais para currículos:
Seu currículo deve incluir uma seção que liste habilidades básicas e sociais relevantes. Ao decidir quais habilidades colocar em um currículo, considere quais habilidades são exigidas no posto de trabalho e aquelas que você possui e que podem ser verificadas por suas referências.
Dica: Priorize as hard skills buscadas para a função antes das soft skills, pois as soft skills normalmente são avaliadas na fase de entrevista do processo.
É recomendável ter de 10 a 30 habilidades em seu currículo; considere fazer com que as habilidades sociais não ocupem mais do que metade das habilidades listadas que você inclui. Aqui está um exemplo de como seria a seção de habilidades de seu currículo:
Habilidades técnicas: Tecnologia de aprendizagem • Mac OS • Windows OS • Blackboard
Habilidades adicionais: Fortes habilidades de comunicação • Altamente empático • Apaixonado e motivado
Habilidades interpessoais para cartas de apresentação
Sua carta de apresentação deve incluir pelo menos uma habilidade interpessoal relevante e bem desenvolvida que forneça contexto sobre por que você é adequado para o trabalho. Você pode fazer isso explicando como sua habilidade interpessoal se alinha aos objetivos, valores e/ou missão da organização. O uso de habilidades sociais em sua carta de apresentação pode ser semelhante ao exemplo a seguir:
“Na minha função anterior, demonstrei paixão e criatividade que foram altamente consideradas pelos meus colegas e gestores. Por exemplo, propus e montei com sucesso uma equipe para trabalhar em uma campanha de marketing direcionada a um grupo demográfico mais jovem para nosso produto. Do início ao fim, os membros e gerentes da minha equipe elogiaram minha capacidade de trabalhar positivamente com minha equipe para ajudar a estabelecer um novo interesse em nossa empresa. “Embora as habilidades básicas sejam importantes para a conclusão de tarefas técnicas, as habilidades interpessoais fortes farão de você o tipo de funcionário que as empresas desejam contratar, manter e promover. É importante destacar as habilidades interpessoais que você possui em todas as etapas do processo de procura de emprego e continuar desenvolvendo essas habilidades assim que encontrar o emprego que procura.
Perguntas frequentes:
Por que as habilidades interpessoais são importantes?
As habilidades interpessoais desempenham um papel importante na redação do currículo, nas entrevistas e no desempenho no trabalho. Por exemplo, ao procurar emprego, você pode descobrir que muitos empregadores listam habilidades interpessoais específicas em seus postos de trabalho nas seções “obrigatórias” ou “desejadas”. Conforme observado, as habilidades sociais são o quão bem você trabalha e interage com outras pessoas, e os empregadores de todos os setores vão querer trazer essas características para suas equipes.
Embora listar suas habilidades interpessoais em seu currículo possa chamar a atenção dos empregadores, a entrevista é onde você poderá realmente mostrar essas habilidades. Embora você possa demonstrar algumas habilidades, como boa comunicação durante a entrevista, você pode considerar incluir outras pessoas em suas respostas às perguntas da entrevista.
Por exemplo, você pode falar sobre suas habilidades de resolução de problemas ao responder a uma pergunta como: “Conte-me sobre uma ocasião em que você superou um obstáculo”. Se o empregador solicitar que você forneça referências, pense naqueles que podem servir de exemplo que comprovem suas habilidades interpessoais e outros pontos fortes.
Habilidades interpessoais e habilidades transferíveis são a mesma coisa?
Sim, outros nomes para competências sociais incluem competências transferíveis, competências pessoais, competências pessoais, competências interpessoais, competências essenciais e competências não técnicas.
Como posso melhorar minhas habilidades pessoais?
Você pode melhorar qualquer habilidade interpessoal se praticar. A maioria das habilidades interpessoais são uma questão de rotina. Por exemplo, você pode praticar a confiabilidade tanto no trabalho quanto em casa, melhorando a pontualidade (chegando ao trabalho ou aos eventos na hora certa ou mais cedo, por exemplo) e iniciando os projetos no trabalho mais cedo para poder concluí-los antes do prazo.
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